Formação de Atores - DRT


 Curso de Formação de Atores Profissionalizante (DRT)

            As disciplinas do nosso curso de Formação de Atores (DRT) visam a formação dos nossos alunos no fazer teatral, cuja estrutura lhe dará ferramentas para que ele possa caracterizar, compor e criar quaisquer tipos de personagens, cenas, performances e fazer frente às exigências do mercado.            

          Nosso planejamento pedagógico promove a vivência dos alunos em diversas técnicas e linguagens necessárias à sua formação profissional.

           A visão crítica e conhecimento teórico dos futuros artistas são desenvolvidas com as disciplinas de teoria e história do teatro. Para a criação e expressão dos intérpretes, oferecemos as disciplinas de improvisação, interpretação, canto, voz e práticas do corpo.         

            Os 4 módulos que compõem a disciplina de interpretação, permite que o aluno tenha contato desde o Sistema proposto por Stanislaviski até as pesquisas e práticas da cena performativa, vivenciando em seu currículo escolar montagens dramáticas, épicas e contemporâneas.    

           Nosso curso pactua com a missão da escola, que é formar artistas antenados com a sociedade contemporânea, com suas questões e desafios.  

           Disciplina - Corpo: Esta disciplina possibilitará o aluno compreender o corpo como ferramenta de expressão, ampliando seus movimentos e explorando a expressão do corpo em cena. Esta consciência corporal permitirá que o aluno adquira técnicas corporais para melhor compor seus personagens. 

          Disciplinas de Voz e Canto: Os alunos irão potencializar os seus recursos de voz para projetar em diversos ambientes, como teatros, espaços cênicos alternativos, arena e teatro de rua.                                                                                                       Disciplina: Interpretação:                                                                                                                                                                             

          Modulo I - Jogo cênico, ação e práticas improvisacionais. Módulo dedicado ao tema ação no teatro a partir do improviso e do jogo teatral.                                                          

          Módulo II - A partir da metodologia da análise ativa de Stanislavski, esse módulo propõe o trabalho de aspectos dramáticos da composição teatral.                        

          Módulo III - O trabalho do ator como compositor, manipulador da ação e dos elementos cênicos. O módulo fomenta uma interpretação dialética e teatralizada.                    

          Módulo IV - O módulo permite a experimentação, investigação e a criação de problemas cênicos em torno da crise da representação teatral na cena contemporânea.                                                                                                                                                                                                                

            A aprendizagem dos salunos será exercitada em todos os módulos, através de leituras dramáticas, exercícios de exposição pública e montagens de peças.Os módulos são independentes entre sí.

 

      Carga horária de 833 horas. O curso é divido em 4 módulos semestrais:

            Disciplinas:  Interpretação I, II, III e IV, Corpo, Cenografia e Figurino, Voz, Teoria e História do Teatro, Maquiagem, Canto

            Curso Profissionalizante (DRT):

            Turma: 3 x por semana

            Ou turma aos sábados: Manhã e Tarde

            Esse curso é autorizado pelo SATED com o qual a escola mantem convênio.    

 

Inscreva-se utilizando o formulário ao lado,

 

Caso queira mais informações, ligue: 2292-0927 ou 96337-0124  (whatsapp) ou utilize o formulário de contato que retornaremos para você

 

 

 

Inscrições

Docente Denise Garcia

Pós graduada em Arte Educação, Bacharel em Artes Cênicas pela Escola Superior de Artes Célia Helena e formada pelo curso Técnico Ator em Teatro SENAC. É atriz da Cia. Insolitus, diretora e arte educadora. Ministra cursos de teatro para crianças, adolescentes e adultos e Interpretação no curso de Formação de Atores. Em sua experiência profissional incluem-se cursos na área de dança, música e participação em peças de teatro e espetáculos musicais.

Docente Cesar Augusto Ribeiro Batista

É bacharel em Canto e Música pela FMU. É violoncelista e participou da Orquestra de Cordas do Instituto Pão de Açucar. Participou de diversos espetáculos musicais, entre eles: Os Saltimbamcos, a Ópera do Malandro, e O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna. Faz curso de aperfeiçoamento em Belting (técnicas de canto para musicais).

Docente Tatiane Ramos

Licenciada em Artes e Teatro pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP em 2009, atriz, dançarina, preparadora corporal e professora de teatro e circo. É intérprete-criadora no coletivo Menos 1 In-Visível Interlinguagens e pesquisa Contato Improvisação desde 2009.

Docente Diego Marques

É performer. Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo, com habilitação em Performance pela PUC/SP (2014) e mestrando em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP.  Premiado pelo edital Artes Cênicas na Rua em 2012. É integrante do Coletivo Parabelo desde 2005, no qual pesquisa relações entre corpo, performance e cidade e participou de eventos Festival de Performance de Belo Horizonte, Festival Panorama – Composições Políticas, CorpoCidade 3, Performance Encontro (SESC-Campinas) dentre outros.  

Docente Michelle Taborda

Maquiadora Profissional habilitada pelo SENAC-SP. É formadora do curso de Maquiagem Profissional e Artística do Instituto Embelleze. Bacharelada e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP), integra o grupo de pesquisa para Formação à Docência (PIBID-Capes). Dedica-se, nos últimos anos, a trabalhos de orientação em maquiagem social, cênica e artística para atores, bailarinos e profissionais da beleza. Sua trajetória profissional também contempla trabalhos para escolas de samba, desfiles, cinema, books, feiras e eventos.

Docente Lucas Vitorino

É diretor, ator e dramaturgo, fundador do Grupo Pandora de Teatro. Formado em Direção Teatral pela SP Escola de Teatro e pelo curso Técnico em Teatro SENAC, licenciado em Arte Teatro pelo Instituto de Artes da Unesp. Frequentou o Projeto Teatro Vocacional (2004/2008), cursou graduação em Teatro na UFMG  e graduação em Pedagogia na USP. Dirigiu os espetáculos: “Canibais Vegetarianos Devoram Planta Carnívora”, “Relicário de Concreto”, “Jesus-Homem” e “Ricardo III não terá lugar ou cenas da vida de Meierhold” (Grupo Pandora de Teatro) e “Sinfonia em Estilhaço” (Cia. Da Janela). Desenvolve pesquisa em processos criativos em grupo e na relação: Teatro, Memória e Território.

Docente Sandra Pestana

Doutoranda em Artes pela ECA/USP, onde pesquisa La Pocha Nostra: traje de cena em performance, sob orientação do Prof. Dr. Fausto Viana. Mestre pela ECA/USP. Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. Pesquisa visualidade cênica explorando as potencialidades da relação corpo-traje-espaço. Entre o ateliê de costura e a sala de ensaio criou trabalhos como DO BARRO DE MANOEL e PARANGOLÉ-GRAFFITI. Na exploração do espaço cênico criou a cenografia de NOSSA CIDADE, Antunes Filho e CELEBRAÇÃO DA REALIDADE, Teatro de Senhoritas, direção John Mowat.  Coordena a atividade AÇÃO CÊNICA A PARTIR DO TRAJE, no CLUBE, espaço de práticas artísticas e acompanhamento clínico para adolescentes e jovens adultos que possuem dificuldades para estabelecer vínculos sociais e alcançar autonomias. Ministra História do Teatro na Escola Contemporânea de Artes

Docente Luis Roberto Faria

Formado em Letras (graduação), em 2000 e em Artes Cênicas (graduação), em 2006, pela Unicamp. Mestre em Artes Cênicas pela Unicamp, em 2012, tendo estudado a obra de Shakespeare Noite de Reis e proposto um exercício dramatúrgico. Doutorando em Artes da Cena pela Unicamp, a partir de 2014, estudando o épico na obra teatral de Luís Alberto de Abreu e na obra televisiva de Luiz Fernando Carvalho. Trabalhou em diversas produções teatrais de autores como Shakespeare, Calderón de la Barca, Brecht e Garcia Lorca. Tem artigos publicados em revistas universitárias. Traduziu A Comédia dos Erros de Shakespeare e A Vida é Sonho, de Calderón de la Barca. Atualmente, está na Escola Contemporânea de Artes como professor de História do Teatro.

 

Docente Carolina Guimarães

É Atriz, Diretora e Roteirista – Formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, com habilitação em Direção Teatral. Atualmente cursa MBA em Cinema da Faculdade Max Planck em parceria com o LA Film Institute.  Realizou Assistência de Direção em curta-metragens, entre 2011 e 2012; atuou como Diretora Assistente e preparação de elenco em montagens de Marco Antônio Braz de obras de Nelson Rodrigues; Marcus Fonseca  e David Rock. Como diretora realizou montagens com o grupo Teatro Condensado. Também dirigiu montagens, como Arte-Educadora, como “O Santo e a Porca” de Ariano Suassuna,. Entre 2010 e 2014, foi responsável também por montagens e criação de novas dramaturgias no curso livre infantil WR Modelos, em São José dos Campos, encenando textos e adaptações como “Encontro com Vinicius de Morais”, “Caixa Preta”, “Caras de Plauto” de Atilo Bari, “Era uma vez...”, “Uma História, Uma Escolha” e “A Menina e o Vento” de Maria Clara Machado. Como atriz, encenou diversos espetáculos, entre eles: Camará; Ou Brecht Ou Karl Valentin; Bang Bang, Você Morreu; Édipo Rei entre outros.

 

Docente Frederico Santiago

Ator, preparador vocal para teatro e cinema e Fonoaudiólogo pela PUCSP. Preparou o elenco de cinema para Apart Horta de Cecília Engels. Atuou em Nem Vem que Não Tem (Série Fox); Cross (Documentário) de Gal Oppido; Pedreira das Almas (Teatro-musicado) - direção de Brian Penido e Fernanda Maia; Trasi-Tons (Musical) de Madalena Bernardes; O Malandro e suas Encrencas (Show) - direção de Tato Fischer; Toque com o CEM & Edgar Scandurra (Show) - direção de Fabio Tagliaferri. Foi professor de voz na Universidade Anhembi Morumbi por 17 anos em Teatro e RTV.  A formação autodidata como ator-cantor profissional passou pelo Grupo de Estudo e Prática da Cena Teatral do TAPA e pelos Corais da PUCSP e UNIFESP, entre outros trabalhos em teatro e música.

Inscrições